sábado, 25 de agosto de 2012

FADWA TUQANE



*   *   *

BASTA-ME

Basta-me morrer no meu país
ser nele enterrada
nele me dissolver e aniquilar
renascer como erva sobre a terra
renascer como flor
que uma criança crescida no meu país desfolhará
Basta-me ser no regaço da minha pátria
terra
        erva
                flor


                 FADWA TUQANE (Nablus, Norte da Cisjordânia – 1917-2003)

(do livro «Pequena Antologia da Poesia Palestiniana Contemporânea» - selecção e tradução de Albano Martins – Edições ASA, Fevereiro/2004)

- Considerada uma das melhores poetas árabes contemporâneas,
Fadwa Tuqane foi uma das pioneiras
no uso do verso livre na poesia árabe.
Recebeu vários galardões internacionais, entre os quais, em 1996,
o Prémio de Honra da Palestina para Poesia. -

Sem comentários:

Enviar um comentário