quarta-feira, 21 de maio de 2014

Free Moby Dick – Combat Jazz Series

Stefan Pasborg Free Moby Dick – Combat Jazz Series
2 de Junho, 21h30, SMUP Parede
Sócios: 4€, n/ sócios 5€



















Free Moby Dick reúne músicos da Dinamarca, da Lituânia e da Finlândia. O projecto proposto pelo seu líder, o baterista Stefan Pasborg, não é propriamente vulgar: pega em temas da história do rock, indo de Elvis Presley e dos Rolling Stones até, por exemplo, White Stripes e a Tom Waits, com passagem por Black Sabbath e Led Zeppelin, e transforma-os em jazz. Não jazz de fusão, jazz-rock ou “jazz eléctrico”, mas de free jazz, ou do jazz de vanguarda.
Os concertos da banda de Pasborg são incendiários, neles tendo suma importância a dupla de saxofones constituída por Mikko Innanen e Liudas Mockunas. Como escreveu o Jazz Journal: «É possível tocar heavy metal com dois saxofones, baixo e bateria? É com certeza, quando se tem músicos deste nível.» O único instrumento comprometido com a sonoridade do rock é a guitarra baixo de Nicolai Munch-Hansen – o resto das aproximações deriva exclusivamente da habilidade dos envolvidos. Tanto em termos de arranjos, como das transfigurações realizadas pela improvisação. Absolutamente a não perder.

Stefan Pasborg — bateria
Nascido em Copenhaga, Stefan Pasborg é considerado omo um dos maiores valores da jovem bateria de jazz na Europa. Os três prémios que já recebeu confirmam isso mesmo, assim como os nomes dos músicos que vão requerendo a sua companhia: John Tchicai, Ellery Eskelin, Tomasz Stanko, Ray Anderson, Tim Berne, Palle Danielson e Michael Formanek, entre outros.

Mikko Innanen – saxofone tenor e baritono
Natural de Lapinjarvi, na Finlândia, completou os seus estudos no Conservatório de Música Rítmica de Copenhaga. Dirige o seu próprio grupo, Innkvisitio, e faz parte de várias formações finlandesas, tendo também tocado com os franceses Triade e integrado a European Jazz Youth Orchestra e a UMO Jazz Orchestra, além de colaborar com Han Bennink e Barry Guy.

Liudas Mockunas – saxofone tenor
Com um estilo pessoal entre o jazz e a música erudita, especializou-se na produção de multifónicos com os saxofones em projectos de grande impacto sonoro e expressivo. Nasceu em Vilnius, na Lituânia. Dirige o gripo Mockuno Nu Clear, integrou o Andrew Hill Jazzpar Octet +1 e tocou com músicos como Barry Guy e Marc Ducret.

Nicolai Munch-Hansen – baixo eléctrico
Com a guitarra baixo ou o contrabaixo, tem-se movido entre o jazz e o rock, estando à vontade tanto a improvisar como a tocar “riffs”, sendo um dos mais requisitados músicos da Dinamarca. Tem vários discos a solo, e já passou por contextos tão diferentes quanto os que partilhou com Rokia Traore e Jakob Bro.


Sem comentários:

Enviar um comentário