terça-feira, 23 de setembro de 2014

Instalação "O Campo da Consciência" de Maria Lopes

"O Campo da Consciência" inaugura em Portugal
The Consciousness Field by Maria Lopes

Instalação “O Campo da Consciência”
Inauguração: dia 2 de Outubro às 19h na Sociedade Musical União Paredense (SMUP),
na Rua Marquês de Pombal 319, Parede

OBJECTO
"O Campo da Consciência" é uma instalação itinerante e interactiva que convida o público, de uma forma lúdica a partilhar a sua ideia do que é a consciência.
No "O Campo da Consciência" Maria Lopes cria uma ponte entre a antropologia e a neurociência usando a arte como veículo.

A INSTALAÇÃO
Maria Lopes desenvolveu o conceito para "O Campo da Consciência" quando finalizava o seu mestrado em Antropologia Social na University College London (UCL) em 2008.
A instalação foi criada originalmente para a exposição "The Brain Unravelled" a qual Maria curou e na qual ela declarou a morte do Dualismo Cartesiano.
Desde a sua primeira apresentação em 2009, "O Campo da Consciência" já foi exposto em diversos lugares do Reino Unido, mas também na India, Peru, Bolívia e na cidade de Nova Iorque com a chancela do UK Trade & Investement Department e do British European Design Group.

Maria Lopes recolhe todas as definições de consciência, executa uma análise de frequência e observa o padrão de palavras que emerge. Este padrão é depois comparado entre países com o intuito de investigar se o conceito de consciência é universal.
Maria Lopes tenciona apresentar o resultado global desta sua pesquisa no futuro. Baseado no conceito inglês 'Give something back' que se traduz em dar à comunidade de onde somos originários, algo de volta, Maria Lopes decidiu inaugurar a sua Instalação em Portugal na comunidade onde cresceu, contribuindo assim para o enriquecimento da mesma.

“O Campo da Consciência” estará patente ao público de 3 a 31 Outubro 2014, na SMUP.

A instalação é patrocinada pela marca de lã Rosarios4.
Entrada livre.
Aberto Terça, Quinta, Sexta e Sabado, das 18h às 20h, e das 21h30 às 00h.

Este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. 

Meios Digitais
www.theconsciousnessfield.com 
www.smup.pt
www.rosarios4.com 

Contactos
Maria Lopes
mailto:ml@theconsciousnessfield.com



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pequenos Violinos da SMUP













































"Avançar com um projeto para o ensino do violino em tempo de profunda crise económica não é tarefa fácil. O ensino individual de um instrumento é, como todos sabem, muito dispendioso. A compra de um instrumento é sempre um risco quando não se sabe se a criança vai gostar, se é o instrumento "certo", se vai preferir outra atividade...

O projeto que agora apresento visa minimizar as incertezas de uma 1ª fase de aprendizagem e oferecer um primeiro contacto com o violino divertido e acessível a nível de custos. 
Tem a duração de 3 meses e termina com um concerto público onde as crianças poderão apresentar o trabalho realizado. Após esses 3 meses quem desejar continuar a estudar violino poderá fazê-lo em moldes a definir de acordo com as características de cada criança e situação familiar."

Rita Mendes




















Pequenos Violinos
Criação de uma pequena orquestra de violinos na Sociedade Musical União Paredense (Parede). 

Público alvo 
Crianças do 1º ciclo da Escola Básica. 

Modalidade de ensino 
Aulas de música/violino em grupos de 10 até ao máximo de 20 participantes. Os violinos serão cedidos pela professora, ou seja, os pais não têm que adquirir os instrumentos. Esta atividade destina-se a crianças que nunca tenham tido contacto com o violino. Não são precisos conhecimentos musicais para participar. 

Horário e local 
5as feiras das 18h30 às 19h30 na SMUP (Rua Marquês de Pombal 319 – Parede) 

Datas
De Outubro a Dezembro de 2014, com possibilidade de continuidade para quem assim o desejar. 
Outubro: 2, 9, 16, 23, 30 
Novembro: 6,13, 20, 27 
Dezembro: 4,11,18 
Concerto Final: Data e hora a anunciar 

Custos 
35 € por criança por mês + 10€ inscrição.
Um membro da família deverá ser sócio da SMUP. 

Contactos 
rita.mendes@sapo.pt 
geral@smup.pt 
96 2468554 (por sms preferencialmente). 



A professora Rita Mendes

Rita Mendes fez o Curso Superior de Violino no Conservatório Nacional de Lisboa e prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Roterdão (Holanda) onde se licenciou em Pedagogia do Violino. 
Trabalhou como professora de violino nas escolas de música de Roterdão, Woerden, Gouda e Zoetermeer. 
Frequentou cursos de pós-graduação em pedagogia na Holanda (pedagogia Suzuki com Johannes Lievaart e também com Qui van Woerdekom e Joyce Tan), em Inglaterra (com Sheila Nelson na Guildhall School) Alemanha (com Caty Shepheard na Musik Hochschule Dusseldorf) e Finlândia (Método Colour Strings no East Helsinki Music Institut). 

De regresso a Portugal, foi Directora Pedagógica do Conservatório de Leiria e fundadora de vários projectos-piloto relacionados com a pedagogia do violino. Desenvolve acções de divulgação do violino junto do grande público em escolas do ensino básico, bibliotecas e centros culturais. Foi convidada para apresentar o projecto Violinos em Festa em Cabo Verde, em presença de representantes da UNESCO. Actualmente lecciona na Escola de Música de Linda-a-Velha.